CDB- Análise BB
A realização deste tem por objetivo a compreensão do investimento CDI, exemplificando seu significado e aplicação, suas modalidade, impostos incidentes, segurança e riscos.
CDB
O que é?
Os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) são títulos que pagam, em períodos definidos, uma remuneração ao investidor. É como um tipo de empréstimo. Cada vez que o investidor compra um título de renda fixa (como o CDB) está emprestando dinheiro para quem emitiu o título (que pode ser um banco ou empresa). Os juros cobrados nesse "empréstimo" serão os rendimentos do investidor.
A taxa de juros paga pelos bancos nesses títulos pode ser pré-fixada, pós-fixada ou chamada flutuante (quando a taxa “flutua” ou muda de acordo com a variação de um índice). Esse índice pode ser a TR (Taxa Referencial, usada na correção da poupança) ou o CDI (taxa de juros das operações entre bancos), por exemplo.
Nos CDBs pré-fixados, o investidor sabe, no momento da compra do título, quanto irá receber em juros. Nos pós-fixados, a remuneração só será definida depois da data de vencimento do título.
Quando o investidor compra um CDB, o maior risco é de que o banco que emitiu o título vá à falência antes de pagar seus clientes.
Os recursos usados para essa garantia são do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), do Governo Federal. Essa garantia é uma vantagem do CDB em relação aos fundos de investimento, em que não há nenhuma compensação em caso de perdas.
Os benefícios de se aplicar em CDB
Possibilidade de maiores rendimentos, uma vez que a alíquota do Imposto de Renda é decrescente ao longo do período da aplicação e a cobrança ocorre apenas no resgate ou no vencimento. Mais pontos no programa de relacionamento Ponto pra você. Comodidade para as movimentações em agências, terminais de auto-atendimento e Central de Atendimento. Certificada pela ANBID.
Indicação
O CDB do Banco do Brasil é indicado como opção de investimento para