Trabalho CDB 1
Disciplina: Análise Financeira de investimentos
Professor: Fabrício Haubert
Curso: Ciências Contábeis
Acadêmicos: Gustavo Garcia Machado Lauro Luiz Xavier Neto Moacir Antonio Vaccaro Junior Sandro Meneghel
Florianópolis, 06 de Maio de 2014
Introdução Este trabalho abordo sobre o tema CDB (Certificado de depósito bancário). Que seria uma forma de investimento financeiro bancário. Nosso trabalho tem como objetivo conceituar o CDB, mostrar seus modelos de aplicação, e estabelecer demonstrativos gráficos para melhor entendimento do CDB quanto aos seus rendimentos. Mostramos também uma duvida frequente em relação a investir em CDB ou Poupança, trazendo pontos definitivos para a escolha.
CDB (Certificado de Depósito Bancário)
São titulo nominais emitidos por bancos. Funciona como uma forma de empréstimo as instituições financeiras, sendo remunerado no final da aplicação com acréscimo de juros. O prazo de resgate é determinado pelo banco, podendo ser resgatado antes, de forma que respeite o prazo mínimo de aplicação.
Os CDB possuem três modalidades: pré-fixadas, pós-fixadas e swap.
- Pré-fixadas: rendimentos com taxas pré-fixadas é, onde o investidor sabe o quanto vai render seu investimento até a data final da aplicação, pois o percentual é definido no momento da aplicação.
- Pós-fixadas: os rendimentos com taxa pós-fixadas ocorre quando a remuneração é conhecida apenas no término da aplicação, de acordo com a variação de indexadores do produto e do percentual contratado no momento da aplicação.
- Swap: são títulos que podem variar com renumerações pré-fixadas ou pós-fixadas, levando em consideração os indicadores.
A rentabilidade do CDB pós-fixado é baseada no percentual do CDI. O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) mostra aos investidores o custo do dinheiro no mercado interbancário e sua