Investigacao cientifica
Processo de investigação Científica
Para que qualquer projeto de investigação científica seja viável, é necessário que inicialmente sejam traçados os objetivos do mesmo. O método científico permite que, com alguma facilidade, seja possível traçar estes objetivos (Propor um problema a resolver, elaborar possíveis hipóteses ou soluções, por em prática a solução e observar as respostas)
O processo de investigação cientifica contempla 3 fases: Conceitual, Metodológica e
Empírica.
Fase Conceitual
A fase conceitual tem como principal meta formular ideias e documenta-las. Defende também que para que a investigação tenha sucesso é necessário aprender a pensar, a questionar corretamente, a encontrar respostas e a verificar a veracidade das respostas, ou seja, o investigador sistematiza e separa um tema á escolha até obter uma resposta válida. Esta fase é subdividida em 5 etapas de desenvolvimento:
Escolher e formular um problema de investigação;
Revisão da literatura;
Elaborar um quadro de referência;
Enunciar o objetivo;
Formular hipóteses de investigação.
Fase Metodológica
Esta fase inclui todos os elementos que dão uma direção à investigação e inclui as questões de ética e o plano de investigação. Esta fase é subdividida em 6 etapas de desenvolvimento:
A ética da investigação;
Escolher o desenho de investigação;
Definir a população e a amostra;
Identificar, classificar e operacionalizar as variáveis;
Escolher os métodos de colheita e a análise de dados;
Principais métodos de recolha de informação.
Fase Empírica
Nesta fase é posto em prática o plano de investigação realizado na Fase Metodológica.
Esta fase contempla a recolha, organização e tratamento de dados. Após o término desta etapa segue-se a análise, interpretação e comunicação de resultados, podendo ou não propor outras vias de investigação. Esta fase é constituída por 4 etapas:
Colheita de dados;
Apresentar os