Resumo de RUP
O Rational Unified Process (RUP) é um exemplo de modelo de processo moderno, derivado de trabalhos sobre a UML e o Unified Software Development Process associado.
OBS: A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração.
O RUP(Rational Unified Process) é um processo de desenvolvimento de software que possui um conjunto completo de atividades que define quem faz o que, quando e como.
Ele usa uma abordagem de orientação a objetos em sua concepção e é projetado e documentado utilizando a notação UML para ilustrar os processos em ação.
Suas características principais: Iterativo e Incremental
(Desenvolvimento Incremental é uma estratégia de planejamento estagiado em que várias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo, e integradas quando completas.
Desenvolvimento iterativo é uma estratégia de planejamento de retrabalho em que o tempo de revisão e melhorias de partes do sistema é pré-definido. Isto não pressupõe desenvolvimento incremental, mas funciona muito bem com ele.
Inicialmente desenvolvido e comercializado pela Rational, e desde 2003 pertence a IBM.
OBJETIVOS
O objetivo do RUP é assegurar uma produção de alta qualidade de software, que realiza a necessidade do usuário seguindo prazos e orçamento.
PERSPECTIVAS
O RUP é normalmente descrito em três perspectivas:
1. Dinâmica: que mostra as fases do modelo ao longo do tempo
2. Estática: que mostra as atividades realizadas no processo.
3. Prática: que sugere boas práticas a serem usadas durante o processo.
FASES DO CICLO DE VIDA
O RUP é um modelo constituído de fases que identifica quatro fases distintas no processo de software. No entanto, ao contrário do modelo em cascata, no qual as fases são equalizadas com as atividades do processos, as fases do RUP são estreitamente relacionadas ao negócio, e não a assuntos técnicos.
Concepção: é nessa fase em que se deve identificar todas as entidades externas (pessoas e sistemas)