Investigação científica
O marco teórico
A primeira fase da pesquisa é o marco teórico. Compreende as seguintes etapas: formulação do problema; elaboração de hipóteses; identificação das relações entre variáveis ; explicitação do referencial teórico da pesquisa.
O marco empírico
A segunda fase é o delineamento empírico da pesquisa. Refere-se ao planejamento e abrange o ambiente em que serão coletados, analisados e interpretados os dados da pesquisa.
O sentido do processo de investigação científica: propor e definir problema; elaborar hipótese; verificar hipótese; concluir Método científico é um conjunto de procedimentos sistematizados que indica o caminho a ser seguido na investigação científica.
A investigação científica, no contexto do método científico hipotético-dedutivo, constitui-se de duas grandes partes:
1) marco teórico;
2) marco empírico
2 - Tipos de Repositórios
Bibliotecas gerais ou especializadas, que, além das coleções de livros, revistas, teses, etc., dispõem dos catálogos correspondentes e coleções de referências bibliográficas;
Centros de bibliografia e documentação, onde se procede à classificação e indexação dos documentos, publicação de listas, catálogos ou periódicos geográficos;
Publicações bibliográficas, que desempenham papel primordial para a seleção e localização dos documentos com determinadas informações; outros repositórios intermediários de informação científica são representados pelos fichários pessoais, coleções de microfichas e microfilmes.
O trabalho científico deve seguir as exigências da redação científica, observando: linguagem clara requisitos da comunicabilidade consistência e coerência apresentação dos resultados seguindo as regras do método científico; dispositivos existentes de acumulação e triagem de informações (bibliotecas, fichários, índices etc.).
Outras observações importantes quanto à redação científica:
1. Palavra estrangeira. faça em itálico, negrito ou sublinhe.