Relatorio dos cations do grupo 1
Departamento de Química Analítica
Identificação
&
Marcha Analítica
dos Cátions do Grupo I
Professor: Geraldo Fontoura
Alunas: Alessandra Barcellos Duarte Souza(03)
Bruna (02)
Rafael (03)
Niterói, 07/05/13
Objetivos:
Reconhecimento e separação dos cátions do grupo I.
1-Protocolo de Reagente:
Reagentes utilizados na prática:
1. HCl
2. NH3
3. KI
4. K2CrO4
5. CH3COOH
HCl: Líquido corrosivo, tóxico e irritante. Nocivo em contato com a pele e por ingestão. Irritante aos olhos, a pele e as vias respiratórias.
NH3: Pele: Pode provocar queimaduras. Pode causar manchas, inflamação e espessamento da pele. Olhos: Pode causar queimaduras graves e possíveis danos aculares irreversíveis. Pode causar catarata. Inalação: Pode causar irritação severa ao trado respiratório. Os sintomas podem incluir tosse e dificuldade de respirar. Pode causar edema pulmonar agudo pneumoconiose, fibrose e até coma. Ingestão: Nocivo. Afeta o trato gastrointestinal (queimaduras, inchaço dos lábios, boca e laringe, constrição da garganta, náuseas, vômitos, convulsões, choque e pode causar danos graves e permanentes), fígado, e do sistema urinário (rins).
KI: Produto nao enquadrado na legislacao em vigor sobre transporte de produtos perigosos - Não ingerir. Evite contato com a pele, os olhos e vias respiratórias.
K2CrO4: Pode causar cancro. Pode causar alterações genéticas hereditárias. Pode comprometer a fertilidade. Risco durante a gravidez com efeitos adversos na descendência. Favorece a inflamação de matérias combustíveis. Também nocivo em contato com a pele. Também tóxico por ingestão. Também muito tóxico por inalação. Provoca queimaduras. Pode causar sensibilização por inalação e em contato com a pele. Também tóxico: risco de efeitos graves para a saúde em caso de exposição prolongada por inalação. Muito tóxico