Reações Características de Cátions do Grupo III
Departamento de Química
Química Analítica LII
Prof. Carlos Oliveira
Reações Características de Cátions do Grupo III
Eliada Andrade da Silva (Mat.: 090.806.124-21)
Fabiana Thayse dos Santos Silva (Mat.: 097.055.444-33)
Josinaide Guerra de Santana Cavalcanti (Mat.: 097.456.034-06)
Rodrigo César Barroncas Silva (Mat.: 101.406.884-39)
Recife, 16 de janeiro de 2014
Introdução
A marcha analítica do Na2CO3 permite a identificação de 25 cátions. Esses cátions estão divididos em cinco grupos. A marcha inicia-se com o tratamento da amostra, a quente, com o carbonato de sódio 0,5M e, através desse tratamento, ocorre a precipitação de todos os cátions (com exceção dos cátions potássio, sódio e amônio). O precipitado obtido através dessa adição do carbonato é o precipitado conjunto de cátions.
Através desse precipitado conjunto de cátions é que é feita a análise e identificação dos cátions presentes na amostra. Para realização desse procedimento, são utilizados reagentes de grupo. Os quatro reagentes de grupo dessa marcha são: HNO3 concentrado, NH4Cl 3M, (NH4)2SO4 – solução saturada e NH4OH 6M em meio tamponado.
A classificação em cinco grupos, portanto, é decorrente do uso seqüencial dos já designados reagentes de grupo.
Os cátions do grupo III são aqueles que precipitam com o (NH4)2SO4. Esse grupo é também chamado de grupo dos sulfatos. Os cátions que compõem esse grupo são: Ca2+, Pb2+, Sr2+, Ba2+.
Após a separação dos cátions em seus respectivos grupos, procede-se com uma série de reações de caracterização a fim de determinar quais os cátions do determinado grupo estão presentes naquela amostra.
As reações de caracterização levam em consideração alguns aspectos como a solubilidade do sal formado entre o cátion considerado e um ânion específico e a formação de complexos. Para entender as reações ocorridas, é importante destacar algumas características de sais resultantes da