A GESTÃO DE PESSOAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO – UM ESTUDO DE CASO
MOURA, Milena Cristina Correia de¹
¹Técnica Administrativa do IFSP – Campus São Roque. Pós-Graduanda em Gestão Pública (UFSCAR), Pós-graduada em MBA em Recursos Humanos (Uninove), Bacharel em Administração de Negócios (UNISO), Gestora de Importação e Exportação (FAC). Bilíngue: Português-Inglês. E-mail: milenamoura@ifsp.edu.br
Resumo
Ao longo dos anos, vários pesquisadores têm se dedicado ao tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) sob diversos aspectos. Com o intuito de contribuir para o pensamento desta questão, este artigo apresenta um estudo sobre o sistema de gestão de pessoas praticado nas organizações e suas contribuições para a melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho.
Palavras-chaves: Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida e Qualidade de Vida no Trabalho.
1. Introdução
“A imagem de um organismo procurando adaptar-se e sobreviver num ambiente em mudança oferece uma perspectiva valiosa para os administradores que querem ajudar suas organizações a fluir com a mudança.” (MORGAN, 2002, p. 53) Administrar uma empresa requer muito mais do que o simples exercício das funções básicas de planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, principalmente as internas, em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico e pessoal requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
Conforme Chiavenato (2004, p. 4), “separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, senão quase impossível, diante da importância e do impacto que o trabalho nelas provoca.” Entretanto, será que todos têm qualidade de vida no trabalho?
Trabalhar em uma organização com um sistema de Gestão de Pessoas eficaz significa uma boa liderança, sem estresse, pessoas sendo motivadas e reconhecidas com um alto nível de realização profissional e pessoal.
O objetivo geral deste artigo é verificar em uma organização de grande porte, se o Modelo de Gestão de