RELATORIO QUIMICA ANALITICA
O teste de chama é uma forma de identificar elementos químicos a partir da coloração emitida pela chama. Quando o composto a ser estudado é aquecido através de uma fonte de calor (Bico de Bunsen) os íons presentes no metal emitirão luz. Baseado no espectro de emissão do elemento, o composto irá modificar a cor da chama para uma cor característica de cada cátion. Quando um determinado elemento químico é exposto a uma quantidade de energia (para a chama, energia em forma de calor), parte dos elétrons da última camada de valência recebe esta energia e avança para um nível de energia mais elevado, alcançando um estado conhecido com estado excitado. Ao retornar do estado excitado para o estado anterior (estado fundam), os elétrons liberam a energia recebida em forma de radiação.
Os compostos inorgânicos são aqueles formados por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos químicos diferentes, e que não apresentam átomos em cadeias ligados a átomos de hidrogênio. Assim, o CO2, H2CO3 ou outros compostos carbonados, são inorgânicos por não possuírem cadeia carbônica estruturada. Geralmente, são constituídos por ametais (ou hidrogênio) ligados a átomos metálicos e são subdivididos em iônicos, covalentes e de coordenação. A principal diferença está entre os iônicos e covalentes: se a diferença de eletronegatividade entre os átomos ligados for muito alta o composto será iônico. Caso contrário, covalente. Entretanto, não é raro observar compostos que apresentam as duas características. A maioria dos compostos é classificada como sal, ácido, base ou óxido.
Classificação dos cátions (íons metálicos) em grupos analíticos. Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em 5 grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Pelo emprego sistemático desses assim chamados reagentes de grupo (que são específicos para cada grupo), podemos tirar conclusões sobre a presença ou ausência de grupos de cátions também