Marcelo golçalves
O que significa Tatuapé
Segundo os ditos populares provém de uma conversa com caçadores que discutiam sobre a conveniência de caçar o tatu a pé. Para outros o nome surgiu quando os moradores da parte baixa, próxima do rio, ao referirem-se às caçadas de um tatu na parte alta, de mata mais densa, diziam ser isso impossível, só indo a pé. Uma coisa é certa: tinha tatu na região. Na etimologia da palavra, podemos dizer que Tatuapé é de origem tupi-guarani e, segundo o emérito professor, Silveira Bueno, em seu vocabulário Tupi-Guarani-Português, Tatu: nome geral das várias espécies de mamíferos da ordem dos dasipodídeos, casco encorpado, encouraçado; a pé: caminho, estrada. Logo, Tatuapé significa o caminho do tatu.
O Nascimento do gigante
Desde a chegada dos primeiros moradores, o bairro do Tatuapé (conhecido como o Bairro Gigante), vem sofrendo modificações extraordinárias.
Em 1560, o fundador da cidade de Santos, Brás Cubas, acompanhado de Luiz Martins e de grande criadagem, resolve subir ao planalto em busca de ouro na sua sesmaria.
Após passar pela Serra do mar deram com um riacho, o Ribeirão Tatu-apé, e seguindo seu curso até a foz defrontaram-se com um rio que chamavam de Rio Grande (hoje Rio Tietê). Naquele ponto acamparam e ali montaram: um rancho, uma ermida devotada à Santo Antônio, um curral e diversas casas. Desenvolveram criações de gado e porcos e algumas culturas, entre elas cana-de-açúcar e uvas para fabricação de vinho.
Brás Cubas acaba indo para o Rio de Janeiro combater os franceses invasores. As terras foram para Rodrigo Álvares, e em seguida para seu filho. Em 1655, elas são compradas pelo padre licenciado Mateus Nunes de Siqueira.
O padre, rico e com muitos criados e índios escravos, desenvolveu intenso trabalho agrícola. Novamente, a terra foi vendida e o local cresceu lentamente. Em 1765, a região tinha 34 homens e 34 mulheres. Em 1796, além da Freguesia da Sé, o município é desmembrado em outras duas partes: a Freguesia de