Marcelo gleiser - pitágoras
A dança do universo: dos mitos de Criação ao Big Bang – São Paulo Companhia das Letras, 1997. 1. Quem foi Pitágoras? * Filho de joalheiro desde cedo percebeu a importância das formas e proporções geométricas e sua associação com simetria e beleza. * Pitágoras foi um dos mais legendários filósofos da antiguidade. Criou uma seita que elaborou uma profunda síntese entre o racional e o místico. * Alguns o consideram o fundador da ciência e outros o consideram o fundador da cultura europeia no mediterrâneo ocidental. * Ele estudou com Anaximandro e conhecia a ideia IÔNICA de uma substância primária responsável por tudo que existe no Universo. * Viajou por toda Grécia, Ásia e Egito e absorveu ENSINAMENTOS de variadas religiões e culturas.
1.1 – Sua seita
Obs.: * Fundou sua seita religiosa na cidade de Crotona, no Sul da Itália.
Esta seita se tornou uma força dominante na região, tanto na esfera política como espiritual. * Seus ensinamentos eram ANTIDEMOCRÁTICOS. * Devido a isso sua supremacia foi encerrada.
2. Suas ideias
* Não se deve condenar a mistura de misticismo e ciência para entender as suas ideias. * Para os pitagóricos existia uma noção de que TUDO É NÚMERO, substituindo a ideia iônica de busca por um elemento fundamental. * Todas as coisas possuem forma, e formas podem ser descritas por números. * Os números para os Pitagóricos eram uma ponte entre razão humana e mente divina. * Objetivo: Atingir um estado catártico, ou seja, de completa purificação da alma. * A contemplação abstrata dos números e suas relações tinham o poder de levar o estudioso a um estado de elevada espiritualidade. * Os discípulos participavam de rituais que exploravam os segredos matemáticos e seu uso no mundo natural.
Obs.: Os membros da fraternidade deveriam seguir regras como não comer grãos, carne, não se aproximar de açougueiros ou caçadores e seguir preceitos de total lealdade e