Docs
Carlos Gleyson Vieira¹, Francisca Lisandra Fernandes da Silva¹, Ítalo Brito Brasil¹, Lucivania Silva dos Anjos¹, Carlos Silveira²
INTRODUÇÃO:
A usabilidade na internet nos ajuda a entender e compreender melhor as ferramentas e diretrizes de uma página na internet, sendo está página de um sistema ou apenas um web site informativo. A importância de avaliar a usualidade na Internet é de grande relevância, pois, se faz necessário que o usuário compreenda acerca das funcionalidades, de forma a se tornar um habito fácil e eficaz de ser realizado.
É possível por meio de princípios de avaliação heurística compreender, identificar e contornar problemas e dificuldades encontradas em páginas da web, sendo assim possível, avaliar e aperfeiçoar a usualidade na mesma. É preciso entender que avaliação ágil é eficaz em processos que se faz necessário ganhar tempo, como projetos de um prazo de entrega curto, por exemplo. As metodologias ágeis trazem facilidade na avaliação, praticidade na identificação de problemas, produtividade na correção de erros e rapidez na feedback.
MÉTODOS:
Existem conjuntos de etapas de avaliação a se seguinte visando um conceito mais abrangente sobre o assunto tratado, mas visando uma abordagem mais viáveis e a avaliação heurística, um método de inspeção onde os próprios especialista da empresa avaliam a interface de acordo om as e heurísticas de usabilidade. Neste tipo de teste, não há a presença dos utilizadores reis do sistema.
* LISTA DE TAREFAS PARA AVALIAÇÃO HEURÍSTICA
Cada website demandará um roteiro mais especifico de avaliação da usabilidade. Segundo Bastiene Scapin (1993) existem 8 critérios ergonômicos para interfaces humano-computador: Condução; Carga de Trabalho; Controle explicito; adaptabilidade; Gestão de erros; Homogeneidade; Significado de códigos e denominações; Compatibilidade.
Contudo, nem todos projetos precisarão ser verificados em todos