Relatório - osmose biologia 10ºano
Trabalho laboratorial de Biologia e Geologia
Osmose
Trabalho realizado por: Omeunome.
Prof. Aminhaprofessora
Resumo:
O objetivo deste trabalho laboratorial é estudado um dos transportes transmembranares, a osmose. Neste trabalho foram preparadas duas preparações da epiderme da pétala de flor de camélia. A primeira preparação foi realizada com água destilada e foi observado que os vacúolos estavam numa situação hipotónica em relação à água destilada. A segunda preparação foi realizada com água salgada e o tamanho dos seus vacúolos diminuiu muito pois encontravam-se numa situação hipertónica em relação à água salgada. Na terceira observação foi utilizada a segunda preparação em que a sua água salgada é substituída por água destilada, nesta situação os vacúolos incharam ficando iguais aos da primeira preparação pois estavam hipotónicos em relação à água destilada.
Introdução
A osmose consiste na difusão de moléculas de água entre dois meios separados por uma membrana permeável à água e pouco permeável ou impermeável ao soluto. É explicada por diferenças de concentração de soluto nos dois meios.
Quando um meio (A) apresenta uma menor concentração de soluto em relação a outro meio (B) Diz-se que:
A é hipertónico em relação a B.
B é hipotónico em relação a A.
Quando a concentração de dois solutos (C e D) é igual nos dois meios diz-se que:
C é isotónico em relação a D.
D é isotónico em relação a C.
Durante a osmose existe sempre um fluxo de água do meio com menor concentração de soluto (meio hipotónico) para o meio com maior concentração do soluto (meio hipertónico).Quando a concentração do soluto é igual nos dois meios, eles dizem-se isotónicos e o fluxo de água é igual nos dois sentidos.
Quando a célula é colocada num meio hipotónico, a água entra no vacúolo, que aumenta de volume, comprimindo o citoplasma e o núcleo contra a parede