Marcello
Artes
Planta Baixa
Nossa Senhora da Gloria – SE
2014
Dissertação
Planta baixa é o nome que se dá ao desenho de uma construção feito a partir de um corte horizontal a altura de 1,5m a partir da base. A vantagem de fazer uma planta baixa é que vamos ter uma visão clara do que vamos construir ou reformar. Todos os ambientes são retratados, fielmente, através de suas medidas e larguras e comprimento, tudo isso é feito detalhadamente em escala. A partir da planta baixa são feitos projetos complementares de instalações elétricas, hidráulicas, telefônicas e etc ...
Escala é a relação entre as dimensões de um desenho e as dimensões da peça a ser representada, numa montagem de planta baixa e cortes as escalas, normalmente, utilizadas são 1:50 e 1:100.
Para organizar uma planta baixa os procedimentos básicos sugeridos são: Escolha da escala, Demarcação das paredes, Representação da projeção dos beirais, Representação das louças sanitárias, Representação de pisos frios, Representação de textos e cotagem.
Junto com a planta baixa também apresentamos a planta de cobertura, situação e locação.
Planta de Situação: mostra onde o terreno da construção está situado, pode ser no bairro, rua ou cidade.
Planta de Locação: mostra onde a construção está locada dentro do terreno, sempre indicando cotas de amarração, ou seja as distancias do limite do terreno como: muro, cerca viva, etc.
Planta de Cobertura: indica sempre as posições das águas, ou seja, para que lado cada pedaço do telhado está inclinado.
Elementos de uma Planta Baixa: Os elementos de uma planta baixa podem ser divididos em: Elementos construtivos e elementos estruturais, equipamentos de construção, aparelhos elétricos de porte, e elementos de importância não visíveis.
Elementos em projeção: Os elementos da construção situados no plano de corte da planta baixa devem ser representados através de linhas tracejadas ou de linha traço dois pontos. São