marcelle
A direção é uma das quatro funções da administração e está relacionada com todas as atividades organizacionais que envolvem a interação entre administradores e trabalhadores. Dirigir significa orientar os esforços individuais para um propósito comum.
Fundamentos da direção.
Inerente a qualquer organização esta a necessidade de gerir esforços individuais em função de objetivos organizacionais. A direção é a função da administração responsável pela orientação das pessoas para um propósito comum. Por isso, é necessário entender suas necessidades, motivá-las, lidera-las e criar condições de trabalho para que elas se sintam satisfeitas e comprometidas com a organização.
Conceito de direção.
As organizações existem para alcançar objetivos complexos e ambiciosos, que separam os limites da ação individual. No entanto, elas precisam de pessoas para funcionar. O problema e que, tal como as organizações, as pessoas são entidades complexas cujo comportamento é difícil de explicar e, consequentemente, difícil de prever e de controlar.
A direção é a função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional. Ao contrario das outras funções da administração – planejamento, organização e controlar - , a direção é um processo interpessoal e esta relacionada com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização. A função direção envolve a orientação, a motivação, a comunicação e a liderança dos trabalhadores, e buscar compatibilizar os objetivos destes com o desempenho da organização.
Contribuição da abordagem comportamental.
A abordagem comportamental definiu uma nova direção e um novo enfoque nas teorias organizacionais, com ênfase nas pessoas, propondo- se oferecer uma visão mais ampla daquilo que motiva as pessoas a agir ou se comportar de determinada maneira , particularizando as situações especificas do individuo no local de trabalho.
Comportamento organizacional.
A base