Tecnologia CAD/CAM
Abstract
Embora os sistemas CAD/CAM já estejam em um elevado grau de desenvolvimento, nota-se que a falta de compreensão correta desta tecnologia é freqüente, mesmo por profissionais que atuam diretamente nesta área, acarretando em improdutividades e investimentos inadequados. Este trabalho apresenta os conceitos fundamentais para a implementação destes sistemas e a vanguarda atual desta tecnologia. São apresentados exclusivamente conceitos tecnológicos gerais e não a utilização de determinada ferramenta CAD/CAM em particular. Oferece uma visão clara e genérica desta tecnologia, podendo ser adaptada a cada ambiente de trabalho específico. Estão demonstrados também, conceitos, classificações e técnicas de trabalho, utilizadas pelos sistemas CAD/CAM atuais, além de abordar a inserção do CAD para auxiliar etapas subseqüentes da cadeia produtiva.
Palavras chave: CAD/CAM; Integração de projeto e manufatura; Modeladores CAD.
1. Introdução
As primeiras aplicações de computadores para auxiliar as etapas de engenharia tiveram início na década de 50, quando o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) iniciou a discussão sobre a tecnologia CAD/CAM. Os sistemas CAD desta geração se limitavam à descrição de entidades geométricas em duas dimensões, à criação e manipulação de desenhos em terminais gráficos monocromáticos (BÉZIER, 1993).
Contudo, nesta época estes sistemas CAD já propiciavam várias vantagens, tais como:
♦
♦
♦
♦
Possibilidade de envio, ou recebimento de desenhos por processos eletrônicos;
Melhor gerenciamento dos desenhos;
Precisão do dimensionamento;
Maior rapidez na recuperação, modificação ou atualização de desenhos.
A utilização de sistemas CAD/CAM foi, por anos, limitada a aplicação em grandes empresas, como aeroespacial e automobilística. Isto ocorria, direta ou indiretamente, pelos custos envolvidos, desde