Tecnologia cad/cam
O termo CAD pode ser definido como: o processo de projeto que utiliza técnicas gráficas computadorizadas, através de softwares de apoio, utilizado para resolução de problemas relacionados ao projeto. O CAD pode ser definido como a utilização de um sistema computacional para o auxílio na criação, modificação e análise de um projeto e pode-se associar o seu uso com a tecnologia CAM (Computer Aided Manufacturing), que utiliza computadores e equipamentos de controle numérico nos processos de produção. Esta é, uma das principais características dos sistemas CAD, visa uma maior integração entre duas áreas totalmente distintas como o setor de projetos e a produção. Todas as diretrizes produzidas pelo sistema CAD são transformadas em um programa que será executado pelo CAM que por sua vez executa a fabricação utilizando o controle de máquinas e ferramentas.
Para se implantar o sistema CAD deve-se levar em consideração a alta complexidade dos níveis de planejamento, mas os resultados são muitos, como uma maior velocidade na elaboração dos projetos, e consequentemente dos níveis de produtividade.
Sistemas CAD
Podem-se dividir os Softwares CAD de acordo com a sua capacidade de desenhar, em duas dimensões ou em três dimensões. Pode-se haver intercâmbio entre o modelo 3D e o desenho 2D, por exemplo: a partir de um desenho 3D pode-se gerar um desenho 2D. Os softwares mais avançados de CAD utilizam a modelagem paramétrica, que permite modificações do desenho pela entrada de números estabelecendo a relação entre os desenhos.
Softwares CAD O mais conhecido é o Auto CAD, que armazena arquivos em formato DWG, muito difundido no mercado. Também existem outros softwares muito utilizados pelas grandes indústrias como: o Solid Works, Solid Edge, o Catia, o Unigraphics NX, o Pro-Engineer, o Inventor e o Microstation, além de softwares específicos para mecânica, móveis, engenharia elétrica.
CAM (Computer Aided