Tecnologia CAD CAM
A tecnologia CAD/CAM corresponde à integração das técnicas CAD e CAM num sistema único e completo. Isto significa, por exemplo, que se pode projetar um componente qualquer na tela do computador e transmitir a informação por meio de interfaces de comunicação entre o computador e um sistema de fabricação, onde dito componente pode ser produzido automaticamente numa máquina CNC.
Podemos dizer que atualmente este conceito de sistema integrado de projeto e fabricação assistido por computador corresponde à idéia de CIM (Computer Integra-ted Manufacturing - Fabricação Integrada por Computador).
Os sistemas CAD/CAM caracterizam-se por centralizar a execução de diversas atividades relacionadas ao processo produtivo, compreendo desde o projeto mecânico (CAD) e análise estrutural (MEF), passando pela escolha adequada das máquinas e processos de manufatura e a conseqüente geração automática das trajetórias das máquinas CNC.
As primeiras aplicações de computadores para auxiliar as etapas de engenharia tiveram início na década de 50, quando o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) iniciou a discussão sobre a tecnologia CAD/CAM. Os sistemas CAD desta geração se limitavam à descrição de entidades geométricas em duas dimensões, à criação e manipulação de desenhos em terminais gráficos monocromáticos.
Contudo, nesta época estes sistemas CAD já propiciavam várias vantagens, tais como:
Possibilidade de envio, ou recebimento de desenhos por processos eletrônicos. Melhor gerenciamento dos desenhos.
Precisão do dimensionamento.
Maior rapidez na recuperação, modificação ou atualização de desenhos.
A utilização de sistemas CAD/CAM foi, por anos, limitada a aplicação em grandes empresas, como aeroespacial e automobilística. Isto ocorria, direta ou indiretamente, pelos custos envolvidos, desde software/hardware até a qualificação da mão de obra, requerendo usuários com maior grau de instrução. Ao final da década de 90, com o desenvolvimento de um sistema