MARCAS
1. Quanto à forma de apresentação:
a) Nominativa
Marca nominativa é o sinal constituído por palavras, letras, números, abreviaturas ou nomes. A Coca-Cola se enquadra nessa espécie por utilizar palavras na constituição de sua marca.
b) Figurativa
A marca figurativa é composta por desenho, imagem, figura, símbolo ou qualquer forma fantasiosa de letra e número isoladamente. A marca da Mercedes é composta por um símbolo que a identifica.
c) Tridimensional
Marca tridimensional é o sinal constituído pela forma plástica distintiva do produto ou do seu acondicionamento ou da sua embalagem. Para ser registrável, a forma tridimensional distintiva de produto ou serviço deverá estar dissociada de efeito técnico. A marca Toblerone apresenta as três dimensões (altura, largura e profundidade) que a distingue das demais embalagens de chocolate.
d) Mista
Marca mista é o sinal constituído pela combinação de elementos nominativos e figurativos ou mesmo apenas por elementos nominativos cuja grafia se apresente sob forma fantasiosa ou estilizada. A marca Nestlé apresenta o nome e o desenho compondo seu sinal e é um exemplo de marca mista.
2. Quanto à finalidade:
a) Produto
Marca de produto é aquela usada para distinguir produto de outros idênticos, semelhantes ou afins, de origem diversa; é uma espécie de marca muito comum. Podemos citar como exemplo a Natura, produtos de cosméticos, que com o seu sinal se diferencia de concorrentes com produtos semelhantes ao seu .
b) Serviço
É a marca utilizada para representar, identificar o serviço prestado. A marca Bradesco representam o tipo de serviço bancário e se diferencia dos demais concorrentes com serviços idênticos aos seus.
c) Coletiva
A marca coletiva é a usada para identificar produtos ou serviços provindos de membros de uma determinada entidade. Por exemplo, de uma cooperativa ou sindicato. O objetivo precípuo da marca