trabalho de historia
AMULETOS DA SORTE
ALUNO:MARCUS VINISIUS JUNIOR
PROFESSORA:ELIANE MARTINS
BELEM ; 19 DE SETEMBRO DE 2013
Os amuletos da sorte são objectos que são utilizados com a função de proteger a pessoa a quem pertencem de má sorte, perigo ou doenças. A origem da palavra amuleto surgiu do latim “amuletum”, que significa “um objecto a ser usado para a defesa”, ou do árabe “hamalet”, que significa “aquilo que está suspenso.” Os Amuletos da sorte, na maioria das vezes, tem pedras preciosas, moedas, pingentes, anéis e símbolos místicos ou religiosos, e quase todas as culturas e as religiões têm alguma forma de amuleto específico na sua história e tradições.
Muitos dos amuletos da sorte são usados junto ao corpo, as pedras, cristais e o seu poder de cura são considerados amuletos da sorte e podem ser usados isoladamente ou juntamente com outros símbolos de poder.
Origem dos amuletos da sorte
O naturalista romano e filósofo, Plínio o Velho, foi a primeira pessoa a registar a existência de amuletos de sorte. Em sua obra “História Natural”, que remonta ao ano 79 dC, Plínio, menciona três categorias de amuletos: objectos que se acredita que oferecem protecção contra a negatividade e a má sorte, existem também os objectos que contém substâncias profiláticas e objectos para serem usados como remédio.
Objectos religiosos usados como amuletos da sorte
Muitos amuletos da sorte representam a divindade de uma determinada religião. No Egipto antigo, muitas pessoas usavam os amuletos inscritos com o olho de Horus (uma representação estilizada do Deus Sol, o olho). Hoje, esta tradição continua, alguns budistas usam pequenas figuras de Buda em torno de seus pescoços, os cristãos usam cruzes, as Bolivianos muitas vezes usam amuletos padrão de Ekeko, o Deus da abundância.
Símbolos comuns usados nos amuletos de sorte
Os olhos são símbolos comuns usados em amuletos sorte, frequentemente encontrados em