Marcadores de hidratação
HIDRATAÇÃO
Conselho Científico do Instituto de Hidratação e Saúde
Resumo
O estado de hidratação normal, equivalente ao equilíbrio hídrico é um processo dinâmico, regulado homeostaticamente. Os indivíduos ingerem água, sendo esta também um produto resultante do metabolismo, enquanto as perdas de água se dão através dos rins, pulmões, pele e sistema gastrointestinal.
A avaliação do estado de hidratação pode ser realizada por testes laboratoriais (osmoralidade sérica, concentração de sódio, azoto ureico sanguíneo, hematócrito e osmoralidade urinária), por medições objectivas não invasivas (massa corporal, medições da ingestão e das perdas e as dejecções e avaliação dos sinais vitais) e por observações subjectivas (estado da pele, humidade das mucosas e sensação de sede).
Os marcadores do estado de hidratação mais frequentemente descritos são os indicadores sanguíneos (como a concentração de hemoglobina, o hematócrito, a concentração de sódio e a osmolaridade do sangue), os indicadores urinários (osmolaridade urinária e a cor da urina) e a análise da impedância Bioeléctrica.
Palavras-chave
Osmolaridade, osmorreceptores, avaliação do estado de hidratação, marcadores do estado de hidratação. -1-
Introdução
O estado de hidratação normal é a situação equivalente ao equilíbrio hídrico. Não se trata de um “steady state” mas é um processo dinâmico. Há dois estados extremos como a hiperhidratação, que é o estado equivalente ao equilíbrio positivo da água (excesso de água no organismo) e o de hipohidratação, que é o estado equivalente a um equilíbrio negativo de água
(deficiência de água) (Greenleaf, 1992). Na desidratação há um processo de perda de água do corpo e na Re-hidratação há um processo de ganho de água.
Notas sobre fisiologia
No Homem saudável, a osmolaridade plasmática é mantida dentro de limites fisiológicos muito estreitos, entre 280 – 295mosm/Kg, pela integração, com sucesso, da ingestão de água e