Fenômenos Climaticos
Seca: é o fenômeno climático causado pela insuficiência de chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande, causando, muitas vezes problemas de erosão. As conseqüências mais evidentes das grandes secas são a fome, a desnutrição, a miséria e a migração para os centros urbanos. A ação do homem também tem contribuído para agravar a questão, pois a constante destruição da vegetação natural por meio de queimadas acarreta a expansão do clima semi-árido para áreas onde anteriormente ele não existia.
Inundação: é o resultado de uma grande quantidade de chuva que não foi suficientemente absorvida por rios e outras formas de escoamento, e também pelo desmatamento, pelo aquecimento global e pelo acúmulo de lixo. Há dois tipos de inundação: a inundação fluvial, quando há uma grande precipitação, causando esta o transbordamento de rios, lagos, e a inundação de origem marítima, que é causada por grandes ondas, são os chamados tsunamis. A intervenção humana é responsável pela principal causa da ocorrência de enchentes nas cidades, provocando doenças e deixando pessoas desabrigadas. A interferência humana sobre os cursos d'água, provocando enchentes e inundações, ocorre das mais diversas formas. Em casos extremos, porém menos comuns, tais situações podem estar relacionadas com rompimentos de diques e barragens, o que pode causar sérios danos à sociedade. Mas, quase sempre, essa questão está ligada ao mau uso do espaço urbano.
Furacão e Tufão: são nomes regionais para ciclones tropicais de grande intensidade. São sempre devastadores, apesar de ter intensidades diferentes. Formam-se pelo encontro das massas de ar quente e fria. Apesar dessas massas de ar não se misturarem, quando chocam ocorre um movimento circular entre elas, já que o ar frio tende a descer e o ar quente tende a subir. De modo geral não duram mais que uma hora e a velocidade de deslocação pode variar entre 1,5Km/h e 400Km/h. Provoca grandes danos em áreas habitadas,