Marcado de derivativos- futuro
Aula 10 – Mercado de derivativos (Futuros)
Mercado Financeiro e de Capitais II
Profª. Silvye Ane Massaini samassaini@faap.br Sumário
O mercado de derivativos definição tipos
O mercado futuro conceitos Ajuste da margem
Formação do preço
Exemplos
Simulador de futuros
1
12/05/2014
Derivativos
• São contratos de ativos financeiros ou valores mobiliários cujo valor e características de negociação derivam de outros ativos que lhes servem de referência. Daí o nome “derivativos”.
• Os contratos de derivativos utilizam um objeto de referência, do qual tais contratos derivam e funcionam somente em razão dessa referência. • Uma diferença fundamental entre os contratos de derivativos e os ativos tradicionais dos quais esses contratos derivam está nos valores que têm de ser desembolsados. Em compras ou vendas dos ativos, o valor desembolsado é total. Nos contrato de derivativo, só é preciso desembolsar parte do dinheiro.
• Existem quatro tipos de mercados nos quais as operações de derivativos podem ser realizadas: futuro, opções, swap e termo.
O mercado de derivativos - 1
Mercado Futuro
• É o segmento do mercado que compreende as operações de compra e venda, realizadas em pregão, de contratos autorizados pela Bolsa de Mercadorias & Futuros, para liquidação financeira em data futura predeterminada. A negociação inclui um comprador que aceita pagar um determinado valor, na data de vencimento do contrato, pela mercadoria oferecida pelo vendedor. O objeto negociado pode ser uma commodity, um título, uma moeda ou um índice de referência, por exemplo, o Ibovespa. Os contratos negociados são padronizados pela BM&FBOVESPA, o que permite agilidade nas negociações.
2
12/05/2014
O mercado de derivativos - 2
Mercado de Opções
• Mercado no qual são negociados direitos de compra (call) ou venda
(put) de ações, índices de ações, moedas, contratos futuros ou títulos, com preços de exercício preestabelecidos. No