como era gostoso meu frances
GESTÃO DE RISCOS DE MERCADO: ELEMENTO DIFERENCIADOR NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS
Paulo Beltrão Fraletti (fraletti@risconsult.com.br)
Doutorando em Administração de Empresas pela FEA/USP
Professor das Faculdades Ibmec SP
Rua Jesuíno Arruda 676, conj.97 – CEP 04532-082 – São Paulo / SP
Tel: (011) 3167.1595 – Fax: (011) 3079.3108
Rubens Famá (rfama@usp.br)
Doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP
Professor Titular da FEA/PUCSP
Rua dos Morás 656, apto.05 – CEP 05434-020 – São Paulo / SP
Tel: (011) 3814.8152
GESTÃO DE RISCOS DE MERCADO: ELEMENTO DIFERENCIADOR NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS
Resumo
O resultado financeiro de qualquer empreendimento está condicionado a inúmeros fatores não controláveis. Riscos de mercado são aqueles que podem gerar resultados adversos em função de instabilidade em taxas de juros, taxas de câmbio, preços de ações e preços de commodities. Este trabalho trata da gestão desse tipo de risco, que vem se tornando uma das principais responsabilidades de administradores financeiros e uma fonte geradora de vantagem competitiva para algumas empresas.
São abordados, genericamente, os modelos de mensuração de riscos, os dilemas enfrentados pelos administradores financeiros na identificação das exposições, o papel dos instrumentos derivativos na modificação das exposições líquidas e os benefícios do hedge. Operações de proteção permitem que administradores de empresas não financeiras transfiram os riscos de mercado, concentrando-se então nas atividades principais do negócio que presumivelmente dominam.
1. Introdução
Riscos são definidos por Bessis [1998] como impactos adversos na lucratividade causados por fontes diversas de incerteza. Jorion [1998] classifica os riscos aos quais as empresas estão expostas em três tipos: do negócio, estratégico e financeiro.
Os riscos do negócio (business risks) são aqueles assumidos voluntariamente, a fim