Mestre
SWAP
O swap representa um dos tipos de derivativos negociados no mercado financeiro. Esse contrato negocia:
a) A troca de fluxos de caixa em uma data futura, baseado em uma fórmula preestabelecida
b) Direitos de compra e venda de um ativo por um preço previamente acordado
c) Compromisso de comprar ou vender determinado ativo em uma data futura a um preço ou índice previamente acertado, sem ajustes intermediários
d) Compromisso de comprar ou vender determinado ativo em uma data futura a um certo preço, sendo que, ao longo do período, as posições dos agentes são ajustadas pelo mecanismo de ajuste diário
Sobre o “mercado de swap” e “mercado a termo” podemos afirmar que:
a)no mercado de swap, cada parte assume uma posição ativa e uma passiva, em dois ativos distintos, liquidando a operação pela diferença financeira apurada entre as posições no vencimento ou diariamente. Dessa maneira, faz-se necessária a exigência de garantia quando a operação é registrada.
b)no mercado a termo, a liquidação da operação ocorre somente no vencimento da operação, mas como há ajustes diários, não há necessidade da exigência de garantia no registro da operação.
c)no mercado de swap, cada parte assume uma posição ativa e uma passiva, em dois ativos distintos, liquidando a operação pela diferença financeira apurada entre as posições no vencimento ou diariamente. A operação geralmente é registrada na BM&F ou Cetip e pode ou não ter garantia.
d)independente da estrutura da operação, tanto no mercado a termo, como no de swap, as operações efetuadas nesses mercados devem ser registradas com garantia.
Com relação às modalidades de derivativos que existem no Brasil, assinale a alternativa incorreta:
a)As operações no mercado futuro sofrem ajustes diários, ou seja, as posições são diariamente liquidadas.
b)As operações no mercado de opções devem ser feitas na BM&F, enquanto as do mercado futuro podem ser feitas na BM&F e no balcão.
c)No mercado de swap