marca
Como surgiu: Na idade média os comerciantes e os artesões precisavam diferenciar os seus produtos dos concorrentes. Para fazer isso foram sendo criadas as marcas que identificavam e diferenciavam a origem dos produtos.
Conceito: Marca é um nome, designação, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos que tem o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor, ou grupo de vendedores e diferenciá-los dos concorrentes.
Valor da marca: Hoje em dia dependendo do mercado onde se atua a marca tem mais valor o que todos os demais ativos da empresa, exemplo: Nike e coca cola.
Uma marca forte faz o consumidor não ter ir para a concorrência por preço. Faz com que esse consumidor seja um defensor da marca. Muitas vezes faz com que o consumidor deixe de comprar caso não encontre o produto da marca que ele busca.
Conceitos importantes relacionados a marca
Marca Própria: É aquela que é de propriedade de um atacadista ou varejista. Também chamadas de marca de loa. Do ponto de vista do cliente, as marcas próprias são uma alternativa de preços menores do que as marcas do fabricante. Os produtos marca própria normalmente são feitos por outras empresas que não o varejista ou atacadista.
Extensão da marca: É a aplicação de uma marca já estabelecida a um produto novo em outra categoria.
Vantagens: Menores custos em divulgação já que não é necessário criar e promover uma nova marca.
Desvantagens: Confundir o consumidor ou um produto da linha sendo considerado ruim pelo consumidor . Pode “contaminar” a marca com um todo.
Licenciamento de Marca: Utilizar uma marca conseguindo da outra empresa na sua linha de produtos.
Casamento de marcas: Estrategia através da qual mais de uma marca é utilizada em um mesmo produto.
Exemplo: Mc Donald’s, Mc Flurry +Mini Bis ou Suflare