maracuja
E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – IFAM
CAMPUS HUMATIÁ
CURSO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA EaD
DISCIPLINA: FRUTICULTURA
ALUNOS: DANIEL CAMILO SENA
PROJETO PARA CULTIVO DE 100 MUDAS DE
MARACUJAZEIRO.
Trabalho realizado para obtenção de nota e conhecimento na disciplina de Fruticultura sob à orientação do Professor Dr.
Aildo da Silva Gama.
HUMAITÁ/AM
2014
ALUNOS: DANIEL CAMILO SENA
PROJETO PARA CULTIVO DE 100 MUDAS DE
MARACUJAZEIRO.
HUMAITÁ/AM
2014
Introdução
O maracujá fruto do maracujazeiro planta dicotiledônea da família (Passifloraceae) e é uma planta de clima tropical com ampla distribuição geográfica. A cultura do maracujá está em franca expansão tanto para a produção de frutas para consumo "in natura" como para a produção de suco. O Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá, seguidos da Venezuela, Colômbia, Equador,
Zaire, África do Sul, Estados Unidos da América, Austrália.
No Brasil os maiores produtores são: Sergipe, Pará, são Paulo,
Bahia, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais.
O fruto é rico em vitamina A e niacina, C, sua casca 50% é utilizada para doces e ração de animais. Da semente podem extrair óleo para a indústria farmacêutica. O Brasil está entre os maiores produtores. As espécies mais conhecidas são: Maracujá Amarelo: é a espécie de maior interesse comercial, é a mais cultivada (95% da área) no Brasil, a mais vigorosa, mais adaptada aos dias quentes.
Maracujá Roxo: espécie mais indicada para regiões de altitude maior e climas frios. Maracujá Doce: Planta trepadeira, vigorosa, com caule quadrangular, as flores permanecem abertas durante o dia (abrem-se pela manhã e fecham-se à noite). Além de existirem cerca de 530 variedades tropicais e subtropicais de maracujazeiro sendo 150 nativas do Brasil e 60 delas produzem frutos que podem ser aproveitados na alimentação.
Objetivos:
Reconhecer a importância da cultura do maracujá.
Identificar épocas e