Maracatu,Samba e Carnaval
•
•
Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira.
• Formada por uma percussão que acompanha um cortejo real.
É como a maioria das manifestações populares do Brasil, uma mistura das culturas indígena, africana e europeia. Surgiu em meados do século XVIII.
Xilogravura com o tema do Maracatu
A História
No Carnaval, em Pernambuco, é comum nos depararmos com os batuques do maracatu. Mas na verdade o que hoje nos parece tão comum ainda traz muitas dúvidas.
Considera-se que o Maracatu surgiu onde hoje é o estado de
Pernambuco, principalmente nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu, durante o período escravocrata entre os séculos XVII e XVIII.
As raízes do Maracatu
O Maracatu é, entre outras coisas, marcado por ser um movimento popular que sofreu uma grande resistência cultural. Possui uma matriz africana, tendo origem especialmente do Banto, fazendo diversas vezes referências à Corte Portuguesa.
Negros eram trazidos da África para o Brasil, para realizarem o trabalho escravo, sendo obrigados a batizar-se como católicos, mas isso não acontecia de fato. Afinal, religiões africanas não deixaram de ser praticadas, mesmo que ocultamente.
Mesmo que na África as religiões e culturas fossem divididas por povos ou grupos familiares, houve uma mistura dessas etnias ao serem levados para o Brasil.
Dessa forma, houve uma grande mistura de religiões africanas, onde tradições e cultos foram sendo desenvolvidos sendo também uma forma de expressar suas origens.
As raízes do Maracatu
Na África, o culto tinha um caráter familiar e era exclusivo de uma linhagem, clã ou grupo de sacerdotes. Com a vinda ao Brasil e a separação das famílias, nações e etnias, essa estrutura se fragmentou. Mas os negros criaram uma unidade e partilharam cultos e conhecimentos diferentes em relação aos segredos rituais de sua religião e cultura.
As religiões afro-brasileiras constituem um
fenômeno