Maracatu,Jongo,Samba,Geraldo Filme,Xote e Luiz Gonzaga e Dominguinhos
1350 palavras
6 páginas
MaracatuMaracatu é uma comemoração folclórica afro-brasileira. É constituído por um cortejo acompanhado por uma percussão. Surgiu em meados do século XVIII é uma mistura das culturas indígena, africana e europeia.
Maracatu Nação ou Maracatu de Baque são os maracatus mais antigos do carnaval de recife, nasceram da tradição Rei do Congo.
Maracatu designou primeiro um instrumento de percussão, para depois designar a dança ao som desse instrumento.
Chamado de infiéis pelos portugueses cronistas, sendo que o nome foi assumido pelo colonizado. Os negros se autodenominavam de nações.
O maracatu ganhou as ruas depois da Abolição da escravatura, tornando-se um folguedo folclórico e carnavalesco. Do Maracatu Nação participam entre 30 e 50 figuras.
Jongo
O jongo é uma manifestação cultural de africanos, associada à cultura africana no Brasil, que influenciou na formação do Samba carioca. De acordo com os jongueiros o Jongo é o "avô" do Samba.
Foi trazido para o Brasil por negros bantu, que foram sequestrados no território hoje conhecido como República de Angola.
O Jongo é chamando também como dança da umbigada. A umbigada é um gesto coreográfico que consiste no dançarino solista, com os braços esticados e os ombros pra trás, encosta seu umbigo na pessoa que vai substituí-lo.
Jongo é caracterizado por música e dança, e são animadas por poetas que se desafiam por meio de improvisação. Algumas comunidades como a favela da Rocinha relatam que mulher e crianças não podiam participar do jongo. Outras já relatam que a participação era aberta para homens e mulheres.
Pesquisas indicam que o Jongo possui um tipo de coisa chamado estachi maculejon, em sua origem, recorrente das culturas africanas de expressão bantu, durante o período colonial, de criar diversas comunidades, podemos citar até mesmo irmandades católicas, como a Congada. Estás tiveram um papel importante na resistência à escravidão.
Samba
Surgido no Brasil o samba é um gênero musical, que se deriva um