Relatório de estágio sobre educação infantil
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO JOÃO DEL REI
2005
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DE EDUCAÇÃO INFANTIL
POR
VALÉRIA APARECIDA MAIRINQUE – 5º PERÍODO DE PEDAGOGIA
Trabalho referente à disciplina Estágio Supervisionado de Educação Infantil, do curso de Pedagogia, sob a orientação da professora Maria Lúcia Monteiro Guimarães, julho de 2005.
SÃO JOÃO DEL REI
2005
.. “É bem sabido que ensinar é ainda mais difícil do que aprender, mas raramente se pensa nisso. Porque ensinar é mais difícil que aprender?
Não porque o mestre deva possuir um maior acervo de conhecimentos e os ter sempre à disposição.
Ensinar é mais difícil do que aprender, porque ensinar quer dizer deixar ‘aprender’. Aquele que verdadeiramente ensina não se faz aprender nenhuma outra coisa que não seja o aprender. É por isso que o seu fazer causa muitas vezes a impressão que junto dele nada se aprende. Isso acontece porque inconsideradamente entendemos por ‘aprender’ a só aquisição de conhecimentos utilizáveis.
O mestre que ensina ultrapassa, os alunos que aprendem somente nisto: que ele deve aprender ainda muito mais do que eles, porque deve aprender a ‘deixar aprender’.
O mestre deve poder ser mais ensinável que os alunos.
O mestre é muito menos seguro de seu ofício que os alunos do seu. Por isso, no relacionamento do mestre que ensina e dos alunos que aprendem, quando o relacionamento for verdadeiro, jamais entram em jogo a autoridade de quem sabe muito nem a influência autoritária do represente magisterial.
Por causa disso é ainda uma grandeza ser mestre – que é bem outra coisa que ser professor célebre. Se hoje – onde tudo é medido sobre o que é baixo e conforme ao que é baixo, por exemplo, sobre o lucro – ninguém mais deseja ser mestre, isso é devido sem dúvida ao que esta grande ‘coisa’ implica e à