Maquivel
É o campo de reflexão que se ocupou historicamente dos fenômenos políticos e das características que os destriguem dos demais fenômenos políticos.
2) Que relação existe entre a alegoria da caverna e o político? Com base nisso, explique o ideal de sofocracia para Platão.
A sofracia faz referência ao sentido político de governar como sábio, ou seja, transmitir o conhecimento adquirido após sair da caverno, depois de uma libertação dolorosa e o retorno para ajudar os que ali ficaram alienados. O sábio legisla através do discurso e aguarda o acordo entre os cidadãos livres (racionais), justamente os que conseguiram se libertar da caverna.
3) Explique as degenerescências das formas de governo em Platão e Aristóteles.
A degenerescência do poder remontam a Platão, para quem as mudanças em qualquer regime originam-se, sem excepção, dentro da própria classe governante, e só quando essa classe se torna sede da desunião: toda a constituição muda por virtude daquele mesmo que detém o poder, quando a sedição se origina no seu seio (). Porque tudo o que nasce está sujeito a corrupção ().Aristóteles e São Tomás que falam em três regimes puros (realeza, aristocracia e politeia-politia) e três regimes degenerados (tirania, oligarquia e democracia). Aristóteles adota um critério complexo para a classificação das formas de governo, misturando elementos quantitativos e quantitativos, tentando determinar não só o quem governa (a forma imperii), mas também o como se governa (a forma regiminis), utilizando, para o efeito, um modelo simultaneamente dinâmico e normativista.Para tanto, utiliza o critério do metabolismo, da passagem de um todo para outro todo, porque os seres nascem, crescem e morrem, dado que a causa primeira de toda a mudança é uma causa interna, a que se situa nas suas própria parcelas. O movimento da degenerescência é provocado pela desagregação do múltiplo a partir do uno, quando o uno não consegue a harmonia. Quando