Linux Embarcado
Apesar da programação em C ser bastante parecida independentemente das plataformas, é fato que os desenvolvedores Linux/UNIX possuem uma visão especial de programação e desenvolvimento de sistemas.
O sistema operacional UNIX encoraja um certo tipo de estilo de programação. Segue algumas características herdadas por programas e sistemas UNIX típicos. [1]
Simplicidade
Muitas das mais úteis ferramentas Linux são muito simples e, como resultado, pequenos e fáceis de entender. KISS (Keep It Small ans Simple) é uma boa técnica a se aprender. Sistemas maiores e mais complexos são susceptíveis a bugs maiores e mais complexos e a depuração é uma tarefa que queremos evitar ao máximo.
Foco
É muito interessante garantir que um programa execute uma tarefa com perfeição. Um programa resposável por uma gama de tarefas é difícil de usar e manter. Programas de propósito único são fáceis de melhorar à medida que melhores algoritmos e interfaces forem sendo desenvolvidos. No Linux, pequenas ferramentas são freqüentemente combinadas para realizar tarefas mais complexas quando as necessidades aparecem em vez de tentar antecipar as necessidades dos usuários em um programa grande e complexo. Componentes Reusáveis
Torne o núcleo da sua aplicação disponível como bibioteca. Bibliotecas bem documentadas com interfaces de programação simples mas flexíveis podem ajudar outros a desenvolver variações ou aplicar suas técnicas em novas áreas.
Filtros
Muitas aplicações Linux podem ser usadas como filtros. Ou seja, elas tranformam a sua entrada e produzem saída. Como veremos, o Linux disponibiliza recursos que permitem que aplicações complexas sejam desenvolvidas por outros programas Linux combinando-os de maneiras novas e não usuais.
Formatos de arquivos abertos
Os programas de sucesso do Linux usam arquivos de configuração e de dados