Maquinaria
Agradecimento 2
Introdução 2
Reacção de apoio em vigas e estruturas 4
Apoios -Reacção de apoio conceituação 4
Tipos de Apoios 4
1) Rolete ou Apoio Móvel. 5
2) Articulação ou Pino. 5
3) Apoio Fixo 5
4) Apoio engaste 5
Morfologia das estruturas 5
Tipos de estruturas 6
Sistemas planas 6
a) Vinculação 7
b) Vão livre e vão teórico 7
c) Pré-dimensionamento 7
Sistemas espaciais 8
Dados inicias 9
Cargas actuantes nas estruturas 9
Cargas concentradas 9
Cargas distribuídas 9
Notações e convenções 11
Condição de equilíbrio 11
Calculo das reacções de apoio 12
Classificação das estruturas 12
Estrutura isostática 12
Conclusão 14
Bibliografia 15
Agradecimento
A prior o grupo agradece a um membro do grupo que se chama Adérito Malhope por disponibilizar o seu computador para que digite-se o trabalho por se apresentar, também sem se esquecer de dizer obrigado ao nosso senhor o pai do nosso querido Jesus por nos dar sabedoria suficiente para que consigamos fazer esse trabalho.
E também o nosso obrigado vai para Instituto Superior Politécnico de Tete por disponibilizar manuais e o acesso de internet.
Introdução Em prol do trabalho aqui por se apresentar denotou-se que cujo o tema é reacção de apoio em vigas e estrutura. Reacções de apoio em vigas são de muita utilidade por motivo da sua relação com o curso. Sendo assim o que vem há ser um apoio, suas reacções e cargas que solicitam as estruturas. Para que uma barra de eixo recto sujeita de acção de várias cargas não esteja em movimento, deve-se colocar uns obstáculos que impedem seu movimento e cujos obstáculos são denominados apoios. Eles exercerão sobre a barra um conjunto de forças denominados reacção de apoio. E esses apoios tem três tipos que são : fixos, moveis, engaste e pino.
As estruturas destinam-se a dar suporte aos apoios. Pode-se dizer que as estruturas recebem esforços que agem e que transmite para os apoios.
Reacção de apoio em vigas e estruturas
Apoios -Reacção de apoio