Maquiavél e a Educação
2. O tema da diversidade emerge no Brasil na década de 1970 muito em função do protagonismo dos chamados “novos movimentos sociais”. Novos Movimentos sociais- movimentos sociais que surgiram no final do século XX traziam em seu discurso a valorização das identidades e passaram a reinvidicar um maior reconhecimento dos direitos de grupos com histórico de reclusão social. Valorização de princípios como democracia de base, respeito à individualidade, direito à identidade respeito à identidade local e regional.
Movimentos Sociais- considerados a expressão coletiva de minorias em sociedades estratificadas e industrializadas (sindicalismo) e seu objetivo é banir a sociedade dividida em classes sociais buscando conquistas no plano econômico e estrutural.
3. Um dos movimentos mais importantes que emergiram naquele período foi o movimento feminista.
Tal movimento vem lutando pela desconstrução da naturalização das praticas machistas ainda tão enraizadas na nossa sociedade e pela superação das situações da discriminação, violência e subordinação das mulheres. Embora as desigualdades entre homens e mulheres ainda sejam grandes no Brasil, o movimento feminista tem contribuído significativamente para a sua redução. Igualmente, ele tem contribuído de modo substantivo para a ampliação da participação das mulheres na esfera pública e para o aumento do seu poder de barganha em relação ao homem.
4. Foi muito em função das pressões desse movimento que surgiram as primeiros políticas e órgãos públicos voltados a atuar com as diferentes expressões das desigualdades de gênero, a saber:
●Conselho Nacional dos Direitos da Mulher → foi criado em 1985, vinculado ao Ministério da Justiça, para promover políticas que visassem eliminar a discriminação contra a mulher e assegurar sua participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do país.
●Delegacia de Polícia de Defesa da