Gerência de Projetos
Gerência de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos requisitos, em outras palavras, é planejar, organizar e monitorar todo o projeto para atender as necessidades das partes interessadas. Vários outros autores abordam a gestão de projetos, com ligeiras variações de conceito, sendo assim:
Kerzner (1992): A gestão de projeto de relativamente curto prazo que foi estabelecido para a concretização de objetivos específicos.
Turner (1994): Refere que a gestão de projetos é um processo através do qual um projeto é levado a uma conclusão. Obtém três dimensões: objetivos (âmbito, organização, qualidade, custo, tempo; processo de gestão (planejar, organizar, implementar, controlar); níveis (integrativo, estratégico, táctico).
De acordo com o PMBOK, a gerência de projetos, pode ser aplicada como disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto, potenciando, ao mesmo tempo, as oportunidades de ocorrência de eventos favoráveis do projeto. O risco de fracasso, decorrente da ocorrência de ameaças, aumenta de acordo com a presença de incertezas do evento e da sua probabilidade de ocorrência, durante todos os estágios do projeto. A relação entre essas duas variáveis, e desiginada, na gestão dos riscos do projeto, como valor esperado, e consiste numa medida de avaliação da importância e influência do risco para alcançar o objetivo do projeto em causa.
Um ponto de vista alternativo diz que gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recurso (tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc).
O gerente de projeto trabalha para mantes o progresso e a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento, de moto a reduzir o risco de fracasso do projeto, podendo arcar com qualquer ônus. A gerência de projetos é um desafio