Gerência de projeto
Disciplina: Gerência de Projetos
Aluna: Marcelle Braga – Mat: 6031
1- Porque normalmente se tem a ideia de que a realização de projetos é comum para grandes empresas? O Gerenciamento de Projetos está composto de diversas atividades diferentes como planejar o trabalho, estimar os recursos, organizar o trabalho, adquirir recursos materiais e humanos, designar tarefas, dirigir atividades, controlar a execução do projeto, reportar o progresso, análise os resultados em base aos fatos atingidos.
2- Em sua opinião, o que é gerenciamento de projeto? Para Harold Kerzner, um dos grandes autores da disciplina, gerenciamento de projetos é planejamento, organização, direção e controle de recursos organizacionais num dado empreendimento, levando-se em conta tempo, custo e desempenho estimados. Caso o projeto esteja sendo executado com o acompanhamento de um cliente externo, também deve ser considerada a preocupação em manter boas relações com o cliente e atendê-lo.
3- Qual a importância do GP para as empresas? Atualmente, a rapidez com que as mudanças acontecem no ambiente empresarial tem levado um número cada vez maior de empresas a executarem projetos no seu dia-a-dia.
Competitividade acirrada, margens de lucro estreitas, clientes exigentes e avanços tecnológicos constantes, caracterizam um cenário ideal para a execução de projetos já que tudo tem que acontecer em um prazo cada vez menor e utilizando menos recursos financeiros.
Gerenciar bem os projetos dentro da empresa, sejam eles o lançamento de um produto, a abertura de uma nova filial, a readequação de um processo produtivo ou a implantação de uma nova tecnologia, tornou-se não apenas um diferencial competitivo para as organizações mas, sobretudo, uma questão de sobrevivência.
Uma pesquisa realizada recentemente pelo PMI-RJ mostra que 72 % dos projetos empresariais apresentam problemas de não cumprimento de prazos, ocasionando prejuízos financeiros e, o que é mais grave, prejuízos