Maquiavel e O Príncipe: um manual para o bom governante?
Belissa de Kássia Lobato Cordeiro1
RESUMO: o presente paper apresenta um dos grandes clássicos da teoria política, Nicolau Maquiavel, além de sua célebre obra O Príncipe. Objetiva mostrar ao leitor quem foi este autor e os motivos que o impulsionaram a escrever O Príncipe. Estou utilizando como referência autores como Herb, Kritsch, Oliveira; Rubim e Sadek. Obtive como resultados que o momento histórico vivido por Maquiavel teve forte influência em suas obras, principalmente em O Príncipe, que foi escrito para a realização de um sonho que era o de ver uma Itália forte e unificada. Para isso seria necessário um príncipe forte e instruído na arte de conquistar e conservar o poder.
PALAVRAS-CHAVE: Maquiavel; O Príncipe; Poder.
INTRODUÇÃO
No primeiro momento apresentaremos ao leitor quem foi Nicolau Maquiavel (um dos grandes clássicos da teoria política) desde suas origens, à influência que o mesmo teve na política de sua época, aos seus infortúnios onde podemos considera-lo como um cidadão sem fortuna, porém um pensador de virtù.
Em seguida mostraremos os motivos que impulsionaram Maquiavel a escrever O Príncipe através de um resgate histórico sobre as condições enfrentadas pela Itália de sua época.
Por fim, discutiremos se O Príncipe pode ser considerado somente um mero manual para o “bom” governante como muitos gostam de considera-lo.
Na conclusão serão apresentados os resultados onde o momento histórico vivido por Maquiavel terá forte influência na sua obra O Príncipe, que foi escrita com o objetivo de ver uma Itália forte e unificada através de um príncipe forte e instruído na arte de conquistar e conservar o poder.
NICOLAU MAQUIAVEL (1469 – 1527)
Oriundo de Florença, Maquiavel nasceu em 3 de maio de 1469 numa Itália conturbada onde a maioria dos governantes não permanecia por muito tempo no poder. Não descendia de família rica, seu pai era advogado e o