Maquiavel
2- Maquiavel não subtrai a possibilidade da utilização da força. Nesse sentido, o direito defendido por Maquiavel é o direito de quem e por quê?
3- Ao escrever ''O Príncipe'', Maquiavel tinha uma intenção. Que intenção era essa e por que motivo ele achava necessário escrever tal tratado?
4- Quais argumentos poderíamos dar, segundo a leitura que fizemos da obra ''O Príncipe'', para a utilização comum em nosso tempo do termo ''maquiavelismo''? Esse uso é indevido ou é coerente com as ideias expostas pelo autor?
5- Cite pelo menos cinco das indicações dadas por Maquiavel para o exercício do bom governo de um príncipe.
Respostas:
1 - Maquiavel defende a forma de governo republicana com uma constituição mista, de acordo com o modelo da República da Roma Antiga. Maquiavel escreveu o livro em uma península não-unificada, com guerras e invasões estrangeiras constantes; a fragilidade de alguns governos italianos preocupava-o, então com a união de Giuliano de Médici e do Papa Leão X, Maquiavel viu a possibilidade de um príncipe finalmente unificar a Itália e defendê-la contra os estrangeiros.
2 - Ao que tudo indica.. Maquiavel defende o direito do governo se utilizar de qualquer meio para atingir seus objetivos, uma vez que esses objetivos favoreçam o maior número de pessoas..
Um príncipe que maltrata seu povo desnecessariamente será desprezado - ele deve ter uma reputação por sua compaixão, não pela crueldade.
Qualquer força usada pelo governante deve ser a fim de alcançar uma ordem social geral que beneficie mais pessoas a longo prazo.
Esta obra, que tentava resgatar o sentimento cívico do povo italiano, situava-se dentro do contexto do ideal de unificação italiana.
3- No livro O PRÍNCIPE, Maquiavel queria dar conselhos práticos a um príncipe,é dedicado Loreenzo II de Médici