Maquiavel
Este trabalho tem o principal objetivo de apresentar a vida e obra de Nicolau Maquiavel, o qual ficou conhecido por seu livro O Príncipe, que foi o marco da política.
Foi um grande filósofo. Dedicou grande parte de sua para a política, a qual a partir de suas escritas, que são famosas até os dias de hoje, á modificou dando ensinamentos e conselhos, que se resume em seu livro, que atualmente é um dos mais importantes e debatidos.
O Príncipe
O Príncipe é um livro escrito por Nicolau Maquiavel entre 1513 a 1516. Este é um livro sobre o poder, de como alcança-lo e de como mantê-lo. Um dos principais temas apresentados por Maquiavel é a separação entre Ética e Política. É neste livro que sugere a famosa expressão “os fins justificam os meios”, significando que não importa o que o governante faça em seus domínios, desde que seja para manter-se como autoridade. A expressão não se encontra no texto, mas tornou-se uma interpretação tradicional.
Nele se descreve os diferentes tipos de Estado e como cada tipo afeta a forma de governo do Príncipe. Também ensina como um Príncipe pode conquistar um Estado e manter o domínio sobre ele, um exemplo sugerido é, os Principados Hereditários, que já por estar ligados á família então é mais fácil de manter.
Maquiavel apresenta os problemas e as dificuldades, e isso tudo é demonstrado de uma forma que parece não haver solução. Porém, logo em seguida ele apresenta não só a solução para os problemas como também conselhos, os quais o governante deve seguir se quiser ser bem sucedido. Um ponto interessante apresentado no livro, é quando ele diz que o Príncipe deve se fazer defensor dos mais fracos, e é justamente o que acontece nos dias de hoje, muitos políticos se apoiam nesta tática para conseguir a confiança do povo.
Algo que também é citado, são algumas das principais formas de se tornar Príncipe, que seria perla ‘Virtú (valor) ou a Fortuna’. Porém ele diz que aquele que se torna Príncipe pela fortuna, tem muita