Função da escola e o papel do professor na leitura tradicional e na histórico-cultural
INTRODUÇÃO
Partindo do princípio que estamos hoje ingressando no Curso Superior de Pedagogia temos a certeza que as disciplinas que serão administradas no 1º semestre trarão uma grande bagagem de conhecimentos, afinal estudar a Sociologia, a Psicologia, a História da Educação e as Teorias Gerais do Conhecimento vão aprimorar nossos estudos e unir a teoria com a prática escolar.
Ao elaborar a Produção Textual individual com as disciplinas acima citadas e o texto de José Carlos Libâneo poderemos comparar a educação tradicional e a histórico-cultural e assim traçar parâmetros, paradigmas e comparações que nos auxiliarão a responder as seguintes questões: A função da escola e o papel do professor e as diferenças fundamentais entre o método tradicional e o método histórico no que se refere à forma de ensinar.
Aprender e ensinar são processos inseparáveis. Isso acontece porque o ato de ensinar “é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Esse processo se efetiva quando o indivíduo se apropria dos elementos culturais necessários a sua formação e sua humanização.
Nada mais democrático que ensinar com o compromisso que haja a aprendizagem por parte de todos os alunos.
Portanto, cabe a nós futuros educadores nos aperfeiçoar e sempre buscar o conhecimento atual e real para que dentro do espaço escolar possamos realizar o trabalho de forma gratificante e satisfatória.
2. DESENVOLVIMENTO
Analisando o autor José Carlos Libâneo, o mesmo situa a didática no conjunto dos conhecimentos pedagógicos, demonstrando a fundamental importância do ato de ensinar na formação humana para vivermos em sociedade. Libâneo aborda a prática educativa em sociedade, a diferença entre a educação, instrução e ensino; a educação, o escolar, pedagogia e didática, e a didática e sua importância na