A função da escola e o papel do professor na leitura tradicional e no histórico-cultural
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
FRANCINETE SILVA XIMENDES
A FUNÇÃO DA ESCOLA E O PAPEL DO PROFESSOR NA LEITURA TRADICIONAL E NO HISTÓRICO-CULTURAL
Marabá
2012
FRANCINETE SILVA XIMENDES
A FUNÇÃO DA ESCOLA E O PAPEL DO PROFESSOR NA LEITURA TRADICIONAL E NO HISTÓRICO-CULTURAL
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Processo Educativo no Contexto Histórico; Psicologia da EducaçãoI; Teoria Geral do Conhecimento; Sociologia da Educação.
Orientadores: Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves; Maria Bastos e Okçama Battini.
Marabá
2012
INTRODUÇÃO
A escola é o lugar por excelência onde se realiza a educação, a qual se restringe, a um processo de transmissão de informações em sala de aula e funciona como uma agência sistematizadora de uma cultura complexa. Trata-se de uma concepção e umas práticas educacionais que persistem no tempo, em suas diferentes formas, e que passaram a fornecer um quadro diferencial para todas as demais abordagens que a ela se seguiram. Como se sabe, o adulto, na concepção tradicional, é considerado como homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado. O ensino será centrado no professor. O aluno apenas executa prescrições que lhe são fixadas por autoridades exteriores. A escola é considerada e aceita como uma agência educacional que deverá adotar forma peculiar de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter.
1. DESENVOLVIMENTO
Com base nas aulas e estudo de materiais referente a comparação entre o professor que utiliza o método de ensino tradicional