Maquiavel
Maquiavel, nascido na Itália, presenciou uma época de grande instabilidade e desordem, Maquiavel era contra um estado de tirania o que já mostrava que ele não era tão ruim quanto ficou conhecido, em praticamente todas suas obras, percebemos a enorme preocupação ao falar sobre o Estado, mas não qual melhor Estado, o utópico de outros pensadores, mais o Estado real, que tem poder e aplica ordem. (pag,14 – 16)
Ele possui um ponto de vista mais realista, onde seu lema é a verità effettuale – que seria a verdade efetiva das coisas, onde ele esse metodologia consistia em examinar a realidade tal como ela é, e não de uma maneira utópica. Que seria a substituição do deve ser, pelo ser. Suas indagações visavam instaurar um Estado estável e como acabar com o caos. (pag,17- 19)
Maquiavel também acredita na Natureza humana, como algo que anseia o poder, e em toda sociedade terá sempre dois lados em conflitos, onde quem reprime e quem se revolta com tal poder, o que seria meio que uma anarquia x república , o que ele vivia na época na Itália. ( pag, 19-20)
A crença na predestinação dominava há longo tempo. E o dogma de Maquiavel era então, sempre enfrentar rancores que atraísse contra si. Sendo assim, ele explica que homem necessita de duas coisas, que seria a virtù e a fortuna , para explicar esses termos Maquiavel utiliza de uma historia, onde Fortuna, seria como uma Deusa, que todos os homens desejavam, ela tinha poder, riqueza , glória, mais como fazer para a Fortuna então favorecer uns mais que os outros ¿ Maquiavel explica que assim como toda mulher, fortuna deveria ser seduzida e para isso o homem precisava demonstra sua virtù, que seria como Maquiavel explica em “ O príncipe” seria a