Sustentabilidade urbana
1-Desenvolvimento sustentável: debates na literatura
Existem duas correntes que debatem sobre a equidade social e o desenvolvimento sustentável, para a primeira vertente o desenvolvimento social é tido como meio, sendo que o DS deverá criar condições para atingir uma sociedade mais igualitária, menos injusta, tornando a equidade social uma das características da sustentabilidade.
Já a segunda corrente defende que o desenvolvimento sustentável deve ser o fim, ou seja, atingirá seu ápice quando for capaz de produzir sem destruir os recursos naturais,não sendo indispensável a equidade social segundo Solto (1995).
2-Conceitos de sustentabilidade: uma visão teórica ampliada
Algumas discussões sobre a sustentabilidade tiveram início no ano de 1972, por meio de reuniões de alguns intelectuais que se preocupavam com assuntos relacionados à política, economia internacional, sobretudo ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável conhecido como o Clube de Roma. O estudo do Clube de Roma reforça a necessidade do mundo se atentar para uma nova perspectiva global e de longo prazo de preservação dos recursos naturais. Segundo Meadows1, os pesquisadores envolvidos nesta discussão demonstram a seguinte conclusão: “1. Se as atuais tendências de crescimento da população mundial-industrialização, poluição, produção de alimentos e diminuição de recursos naturais continuarem imutáveis, os limites de crescimento neste planeta serão alcançados algum dia dentro dos próximos cem anos. (...)
Discute-se neste estudo, sobre o avanço negativo do crescimento desenfreado da população mundial e a tentativa de se atingir estabilidade econômica e ecológica, indo de encontro à filosofia do crescimento contínuo da sociedade industrial que indiretamente estabelece à crítica as teorias de desenvolvimento (VARGAS, 2002).
Outras discussões a respeito da preservação ambiental começaram a surgir. No ano de 1973,