Maquiavel
Como em todas as obras de Maquiavel, que mostra este caráter empírico e descritivo o príncipe não poderia ser diferente, como podemos ver no capitulo VI, DOS PRINCIPADOS NOVOS QUE SÃO CONQUISTADOS PELAS ARMAS E COM NOBREZA, que mostra que o conhecimento empírico é adquirido pela experiência do povo, sem comprovar cientificamente.Muitas vezes esse conhecimento é válido por ser comprovado cientificamente, neste capitulo em destaque mostra esses aspectos em ação
Os principados são divididos em dois:
Principados hereditários:
Onde o seu senhor é príncipe pelo sangue, ou seja, de linhagem real, que passa de pai para filho.
Principados Mistos: Recebem este nome porque são criados devido a dificuldades, tanto do próprio povo deste principado ou por necessidade de outros principados através de guerras. Por este nome sendo povos mistos não tendo como governador um príncipe de linhagem real, sendo várias vezes sua cultura miscigenada por terem vários grupos diferentes em um mesmo principado. Como disse Maquiavel todo mundo precisa das duas, tanto virtù e fortù.
Virtù ou virtude é o conjunto das nossas qualidades pessoais e Fortù ou fortuna são os fatores fora de nosso controle, podemos dizer a "sorte". Para ter sucesso na vida, inclusive na vida profissional, é necessário ter um balanço tanto em virtude como em fortuna. Até certo ponto, muita fortuna compensa um pouco de falta de virtù e vice-versa, mas há sempre limites.
São aqueles principados que são conquistados pelo crime: que trata das repúblicas, deste modo atingir o