Maquiavel
Teoria política 12/12/12 * Para Maquiavel a Itália vivia um momento favorável para unificar-se.As Condições históricas eram favoráveis ao surgimento de um príncipe “novo” -> os Médicis.
* Importância do “ Príncipe”- A obra para a Ciência política => Maquiavel constrói uma teoria do Estado que rompe com a “ especulação” Filosófica – Platão, Aristóteles, etc. – que predominavam no debate a cerca do tema.
* Objeto de reflexão de Maquiavel -> Sociedade política realidade concreta.
* Fenômeno do Poder para Maquiavel é essencial para a compreesão das instituições políticas entre elas o Estado.
* Não existe em Maquiavel um tipo ideal de estado: Seu interesse é como as organizações /instituições políticas se Fundam, Se desenvolvem, persistem e decaem.
A instabilidade do poder para Maquiavel também é interessante para a observação do motivo pela troca de governança a fim de se aprender com a situação.
O Estado para Maquiavel é a instituição detentora de poder, e não o Príncipe.
* Virtú e fortuna
A Virtú é, para Maquiavel, a qualidade do homem que o capacita a realizar grandes obras, grandes feitos.
A virtú é o poder humano de Efetuar mudanças e controlar os eventos na realidade
A Fortuna é o contraponto da virtú.A fortuna é o acaso, a sorte, o destino, o curso da história * A Virtú e a Fortuna serão os dois pólos entre os quais se desenrolará a ação política.
O Rompimento com o pensamento católico ao instituir Deuses “pagães” para entender a virtú e a fortuna
* A crítica de Maquiavel aos valores morais : O autor acredita na existência de uma ética Essencialmente política. Os valores morais que regem a Sociedade torna a ação política impossível. * Forma de governo ideal: República
* A força deve ser utilizada pelo príncipe, mas somente quando necessária. Os homens devem utilizar as Leis para organizar a sociedade ( o ex da raposa e do Leão). * Maquiavel inspira as teorias de