Maquiavel
Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.
Natureza Humana: Os homens “são ingratos, volúveis, simuladores, covardes, ante os perigos, ávidos lucro” (O Príncipe, capítulo XVII). Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos querem obter os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso.
Formas de governo: “Todos os Estados, todos os domínios que exerceram e exercem poder sobre homens, foram e são, ou Repúblicas ou principados." Com essa afirmação, Maquiavel classifica as formas de governo com somente duas vertentes: República e Monarquia.
Ética: Diferente da ética cristã, pois a política tem uma ética e uma lógica próprias. Ele esta em busca da verdade real e não de uma visão de como tudo deveria ser, assim o Estado pode usar as ferramentas que melhor lhe couber para obter melhores resultados.
Virtú e Fortuna: Virtú é a capacidade de resolver os diferentes problemas de diferentes maneiras (qualidades como a força de caráter, a coragem militar, a habilidade no cálculo, a astúcia, a inflexibilidade no trato dos adversários),e a fortuna é a sorte. A virtu pode desafiar e mudar a fortuna: papel do homem na história
Ensinamentos e conselhos “maquiavélicos”:
Quando um Estado novo que fala a mesma língua e tem os mesmos costumes é anexado a um Estado antigo basta extinguir a linhagem do príncipe que os dominava. E quando falam outra língua e são de outra província pode-se instalar colônias, estas prejudicam poucas pessoas e estas ficarão pobres e nunca poderão acarretar-lhe embaraços.
[...] um príncipe não deve ter outro fito ou outro pensamento, nem cultivar outra arte, a não ser a da guerra.
[...]quem num mundo cheio de perversos pretende seguir em tudo os ditames da bondade, caminha