Concreto
Curso de Engenharia Civil
Wilker Lemes Garcia
ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA EM APLICAR AS NORMAS TÉCNICAS NA UTILIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO
Paracatu-MG
2014
ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA EM APLICAR AS NORMAS TÉCNICAS NA UTILIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO
Pré-Projeto de Trabalho de conclusão de curso a ser apresentado á disciplina TCC II do curso de Engenharia Civil da Faculdade do Noroeste de Minas, Finom.
Orientador: William Correa.
Co Orientador: Victor Julio dos Santos Sobrinho
Paracatu-MG
2014
EPÍGRAFE
DEDICATÓRIA
AGRADECIMENTOS
LISTA DE TABELAS
LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
1 TEMA 4
2 PROBLEMA 4
3 HIPOTESE 4
4 INTRODUÇÃO 5
5 OBJETIVO 6
5.1 OBJETIVO GERAL 6
5.1 OBJETIVO ESPECÍFICO 6
6 JUSTIFICATIVA 7
7 REFERENCIAL TEÓRICO 8
8 METODOLOGIA 10
9 CRONOGRAMA 11
10 REFERÊNCIAS BLIBLIOGRAFICAS 12
1.INTRODUÇÃO
1.1 INVENÇÃO DO CONCRETO ARMADO O desenvolvimento do assim chamado cimento Portland, por Josef Aspdin (1824) na Inglaterra, somado à idéia de colocação de barras de aço na parte tracionada de peças feitas em argamassa de cimento, posta em prática na França por Lambot (1855, para construção de barcos) e por Monier (1861, na fabricação de um jarro de flores), constituiu-se no embrião que gerou o concreto armado. Animado com sua experiência, Monier conseguiu chegar ao concreto armado, tal como hoje o entendemos (em termos de materiais empregados), obtendo, a partir de 1867, sucessivas patentes para a construção de tubos, lajes, pontes, alcançando êxito em suas obras, apesar de executá-las sem qualquer base cientifica, por métodos puramente empíricos.
Foi a partir da compra dos direitos, para a Alemanha, da patente Monier, pelas firmas que geraram a atual "Wayss, & Freitag", que o concreto armado pôde encontrar uma primeira teoria cientificamente consistente, comprovada