tuberculose
A Tuberculose é uma doença de disseminação mundial, porém controlada em muitos países. É uma das causas mais freqüentes de morte nas regiões de clima temperado e a segunda, depois da febre amarela, nas regiões tropicais. É conhecida desde épocas primitivas, porém, era confundida com outras doenças que comprometessem o sistema respiratório. Com a descoberta do seu agente etiológico em 1882, passou a ser bem caracterizada. Passou por um período de latência, no qual os casos eram menos freqüentes, mas segundo Ferreira, após o ano 1980 os casos aumentaram devido à disseminação da síndrome da imunodeficiência adquirida e devido aos problemas ligados à política econômica neoliberal que aumentou a diferença entre países desenvolvidos e em desenvolvimento (países no qual a incidência da doença é mais pronunciada).
Campos e Pianta (1999) afirmam que a tuberculose pode infectar qualquer órgão do corpo. Porém, a principal incidência é a da tuberculose pulmonar bacilífera. Em 1992, foram registrados no Brasil 85.955 casos, dos quais 86% eram pulmonares.
1.1 Agente etiológico
Como Veronesi (1976) aponta, o agente etiológico da tuberculose é um bacilo álcool-ácido-resistente que mede de 0,5 a 7 micros de comprimento por 0.3 de largura. Estes bacilos têm um metabolismo aeróbico e podem pertencer a diversas espécies dentro do gênero Mycobacterium. O principal causador de tuberculose em humanos pertence à espécie Mycobacterium tuberculosis.
Embora o agente etiológico da tuberculose seja bem reconhecido, Campos e Pianta (1999) destacam que é necessário que seja feito um diagnóstico diferencial de culturas e uma adequada identificação, pois certas microbactérias também podem induzir a um quadro clínico semelhante a esta doença.
1.2 Fontes de Infecção: Veículos e vias de transmissão
Campos e Pianta (1999) destacam que a doença pode ser transmitida por três vias diferentes. A primeira relaciona-se com a ingestão de material contaminado, como leite in