Maquiavel
Nicolau Maquiavel (ou Niccolò di Bernardo dei Marchiavelli) nasceu em Florença, no dia 3 de maio de 1469. Foi um importante historiador, poeta, diplomata e músico, marcando o Renascimento. Como estudioso político, obteve destaque por estudar a política baseada nos fatos (como são) e não em ideias preconcebidas sobre o que seria o ideal (como deveria ser). Ele teceu suas ideias políticas observando atentamente as diversas disputas políticas deflagradas entre os diversos reinos espalhados na Península Itálica.
Biografia resumida do filósofo
Pouco se sabe sobre sua infância e juventude. Ele foi o terceiro de quatro filhos de Bernardo e Bartolomea de’ Nelli, uma família toscana, antiga e pobre, que vivia na Itália. Sabe-se que após iniciar seus estudos de latim com 7 anos, também estudou o ábaco e os fundamentos da língua grega antiga. Fazendo uma comparação com outros humanistas, sua educação foi fraca em decorrência dos poucos recursos de sua família.
Em 1498 decidiu escolher a chancelaria, não se sabe exatamente o porquê, iniciando sua vida pública e política. A primeira chancelaria era responsável pela política externa e pela correspondência com o exterior, enquanto a segunda (para a qual foi nomeado aos 29 anos – tornando-se assim, o secretário da Segunda Chancelaria de Florença) era responsável por ocupar-se com as guerras e a política interna. Nesta época, nas funções exercidas por ele estavam tarefas burocráticas, de assessoria política, de diplomacia e de comando no Conselho dos Dez.
Após ser demitido em 1512 (e depois preso e torturado), escreveu “O Príncipe” (em 1513), o seu livro mais conhecido até hoje. Apesar de escrito em 1513, só foi publicado em 1532. O pensamento Maquiavélico começou a influenciar os valores individualistas que estavam ganhando espaço no imaginário europeu.
Sua única obra sobre política publicada enquanto estava vivo foi A Arte da Guerra, escrita entre 1519 e 1520.
Com sua renovação nos estudos sobre