Pequeno historico do BB
O Banco do Brasil foi criado em 12 de outubro de 1808 pelo então príncipe-regente Dom João VI, que naquele momento acabara de chegar ao país após fugir com sua família de Portugal por medo dos exércitos napoleônicos que varriam a Europa para implantação da república. Entrou em operação no dia 11 de dezembro de 1809. Foi o quarto banco no mundo a emitir papel-moeda conversível, antes deste somente o Banco da Suécia em 1668, o Banco da Inglaterra em 1694 e o Banco da França em 1800.
Em 1817 o BB realiza a primeira oferta pública de ações no mercado além de financiar a construção da primeira bolsa de valores do Brasil, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Trabalhava na época como um banco misto, realizando depósitos, descontos, emissões e ainda possuía o direito de vender produtos da Coroa Portuguesa os quais eram monopolizados, como o pau-brasil, diamantes, marfim e urzela.
O Banco do Brasil foi forçado a emitir papel-moeda sem o devido lastro (garantias) para poder financiar a volta da família real para Portugal, o que gerou grande desfalque em seus fundos, e ainda assim depois foi obrigado a emitir novamente por conta das despesas da consolidação da independência do país.
O banco hoje tem como missão: “Ser um banco competitivo e rentável, promovendo o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprindo sua função pública com eficiência” e possui os seguintes valores:
Ética e transparência
Compromisso com o desenvolvimento das comunidades e do País;
Responsabilidade socioambiental;
Respeito ao consumidor;
Excelência e especialização no relacionamento com o cliente;
Gestão participativa, decisão colegiada e trabalho em equipe;
Ascensão profissional baseada no mérito;
Marca como diferencial competitivo;
Proatividade na gestão de riscos;
Comprometimento com solidez, rentabilidade, eficiência e inovação;
Respeito à diversidade;
Compromisso com os acionistas e a sociedade.
Possui a seguinte visão de